sábado, 16 de janeiro de 2010

É Carnaval em Guaratinguetá!


O Carnaval de Guaratinguetá começou nas sociedades familiares e depois aos poucos ganhou o povo da cidade. Os costumes severos não permitiam que as mulheres participassem da brincadeira de rua, elas então ficavam nas janelas assistindo o desfiles de nobres cavalheiros que ofereciam ramalhete de flores amarrados na ponta de varas de madeiras.
Veio então a era dos bailes de máscaras, o mais conhecido era o Carnaval do "Clube Literário e Recreativo Guaratinguetaense" fundado em Janeiro de 1882. Nessa época nasce os blocos carnavalesco; o mais famoso é o bloco dos tesouras composto só de alfaiates.


Também ficaram conhecidos os "Banhos a Fantasia", que acontecia às margens do Rio Paraíba, os foliões se vestiam com fantasias de papel e se banhavam nas águas do rio.
Com o passar do tempo o Carnaval de rua foi se perdendo pelo tempo e o povo já previa um fim melancólico para sua festa. Foi quando um grupo de rapazes e moças do bairro do Campinho se vestiram com fantasias feitas a punho e com seus instrumentos feitos de lata ou qualquer outra coisa que emitisse som desceram a praça Conselheiro Rodrigues Alves convidando o povo para folia.
Mal receberam as cinzas da quarta-feira e surge a divina criação nasce a primeira escola de samba de Guaratinguetá, a Bonecos Cobiçados com as cores verde e rosa de sua madrinha, a Estação Primeira de Mangueira.
Nasce então outras escolas de Samba e hoje desfilam na avenida do Carnaval a Embaixada do Morro, Acadêmicos do Campo do Galvão, Beira Rio da Nova Guará, Unidos da Tamandaré e a Mocidade Alegre.


E hoje como é o Carnaval de Guará...

A folia começa dois meses antes da festa com os ensaios das escolas de samba que acontecem nas quadras das agremiações com entrada franca.
No Sábado é dia da tradicional "Banda Mole" um desfile onde os antigos carnavais são relembrados com marchinhas e um desfile animado onde homens se vestem de mulher e vice-versa . A festa começa logo após a missa das 19 horas na catedral de Santo Antonio e assim que as portas da Igreja se fecham começa a folia que vai em direção a Avenida do Samba.

No Domingo e na Segunda-Feira é dia dos "Blocos de Embalo", vários blocos desfilam na Avenida cantando seus sambas e também sambas de outros carnavais.
Na Terça-feira é o grande dia, acontece o desfile das escolas de Samba de Guaratinguetá, muito luxo e criatividade no melhor Carnaval do Vale do Paraíba.
Quarta-Feira de cinzas entramos em outro clima...O CLIMA DE FESTA QUEM É A GRANDE CAMPEÃ!!!


Fotos: Paulo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário