segunda-feira, 7 de março de 2011

A Fazenda da Esperança

Esperança. É isso que jovens do Brasil e do mundo vem resgatar neste lugar abençoado. Com a visita do Papa Bento XVI, a Fazenda da Esperança ganhou destaque e foi muito mais procurada. Mas, o que é na verdade a Fazenda da Esperança?

Entrada da Fazenda em Guaratinguetá
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar

Tudo começou em 1983 no bairro do Pedregulho em Guaratinguetá. Um grupo de jovens passava seus dias numa esquina a base de drogas e álcool. Um leigo de nome Nelson não contente com a situação e desejando viver realmente a palavra de Deus se aproximou destes jovens e ganhou-lhes a confiança. Alugaram uma casa  para viverem juntos, pagando todas as despesas com o fruto de seus trabalhos agora honestos, e com muita oração e trabalho formaram o primeiro grupo da até então não imaginada Fazenda da Esperança.

Frei Hans Stapel era o Pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória nesta época e passou a dedicar-se ao projeto de Nelson.
Com muitos jovens se envolvendo neste ideal de vida, surgiu a necessidade de um espaço maior. Foram então adquiridas terras no bairro do Gomeral em Guaratinguetá. Contam as pessoas que se lembram desta época que houve grande mobilização nas paróquias para arrecadar o dinheiro necessário, com quermesses, bingos e muitas doações.
Frei Hans foi então liberado de suas obrigações de Pároco para dedicar-se inteiramente à Fazenda.

Esquina onde começou o ideal da Fazenda da Esperança.
Foto: fazenda.org
Uma das características da Fazenda é o fato de não serem utilizados medicamentos no tratamento. Os jovens encontram a libertação dos vícios no trabalho e na oração.

A Fazenda original é um local lindo, totalmente isolado no meio da natureza. Esta é outra característica do local: não há muros. Isso significa que os jovens têm que estar ali de coração, de vontade própria para mudar.

Fazenda da Esperança, com destaque os dormitórios à direita.
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar

Além disso, é aberto para visitação, com dormitórios de primeira e uma refeição - diga-se de passagem - maravilhosa!!!
Se você for até a Fazenda vai provar o delicioso queijo com doce-de-leite feito pelos próprios rapazes ;)

Aliás, a maioria das coisas que existem lá são feitas pelos jovens: a horta é cultivada lá, o almoço, a roupa, a limpeza... é o trabalho ocupando a cabeça.

Visitamos muitas vezes este local e nutrimos especial afeição. Já levamos muitos turistas lá, mas cada vez que voltamos sentimos a energia renovada novamente.

Existe lá uma capela de Frei Galvão que foi abençoada pelo Papa Bento XVI.

Capela de Frei Galvão na Fazenda da Esperança.
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar
Se você for a Guaratinguetá, não deixe de conhecer este local. Aconselhamos marcar com um guia, pois o local é longe do centro urbano (cerca de 40 minutos de ônibus, de pura subida! Mas não se preocupe, o caminho é asfaltado). Ligue no número (12) 3128-2707 e marque um almoço ou uma hospedagem direto com a Fazenda. Independente de religião, a energia passada pela natureza e as histórias de vida conhecidas lá são coisas que toda pessoa no mundo deveria ter a chance de vivenciar pelo menos uma vez na vida...

Mais informações? Doações, internação, conhecer as Fazendas do Brasil e do mundo acesse:

Obs: Sempre nos referimos aos "rapazes", mas existem pessoas de todas as idades lá. Além disso, a Fazenda já conta com Centro para mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário