segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entrevista com um Guia de Turismo.

     No mês passado muitos alunos do curso de Turismo me procuraram para que eu pudesse responder algumas questões sobre o trabalho dos Guias de Turismo. Visando isso e a falta de informações na internet venho postar essa entrevista aqui no Blog TurismoGuara. 


    Espero que essa entrevista ajude e divulgue o nosso trabalho que é uma profissão nova e que muitas vezes chega a ser até desconhecida.
 
       1.      Como um guia de turismo encontra trabalho?
R: Divulgando o seu serviço em hotéis, internet, atrativos, sendo que diversas vezes ele trabalha para mais de uma empresa.


2.  Ele precisa necessariamente trabalhar em uma agência?
R: Não, muitas vezes é um profissional autônomo que trabalha para varias agências de turismo e operadoras de viagem, na nossa região trabalhamos, também com os chefes de romaria.

3.      Um guia de turismo pode trabalhar como autônomo?
R: Sim. Os lados negativos de ser autônomo é que você não tem estabilidade nenhuma (doença, férias, folga, etc.), não tem uma renda fixa todo mês, dependendo da situação passa o mês sem renda tendo que fazer outras coisas para complementar o salário. E ainda temos que encarar os impostos elevados dos municípios.

4.      Essa forma de trabalhar é melhor?

R: Depende da situação, para ter sucesso como autônomo você tem que ter um público formado. No começo é muito difícil, mas quando o Guia trabalha certo e não fica parado, ele vai, com o tempo conquistando os seus clientes.  Sendo necessário dizer que no mercado de trabalho o mais capacitado, conseqüentemente, terá mais chances de trabalho e que o melhor Marketing é o que os turistas vão dizer de você, seja bom ou ruim.  

5.      Quando o trabalho de um guia é solicitado, o que ele precisa fazer? Como se preparar?
R: Falando no meu caso, entro em contato com o chefe, agência, hotel, etc., para saber qual o roteiro a ser realizado, quantas pessoas vem, qual a faixa etária e de onde eles vem, já que cada região tem sua particularidade(nos ajuda muito saber). Depois, procuro atualizar as minhas informações sobre os locais a ser visitado, se necessário ir com antecedência nos atrativos. Lembrando que muitas vezes sou eu que monto o roteiro para eles de acordo com o que eles me falam.   

6.      Quais são as habilidades que um guia de turismo precisa ter?
R: Para o Guia Regional em primeiro lugar gostar de pessoas, gostar da sua região ou cidade, adorar a história e cultura local, saber transmitir as informações, saber utilizar os conhecimentos de sala de aula, estar sempre cuidando para o cumprimento do roteiro, respeitando o meio ambiente em que vive. Têm outras, mas acho que essas são as bases de um Guia.


7.      É obrigatório falar outros idiomas? Por que?
R: Nas categorias, regional e nacional/América do Sul atualmente não precisa falar outro idioma porque Mtur não exigiu isso das categorias, mas acredito que daqui alguns anos vão ser obrigatórios o Inglês e Espanhol no mínimo.   

8.      Que tipo de dificuldade um guia de turismo encontra no trabalho?
R: Falando da região do Circuito Turístico Religioso, a nossa maior dificuldade é uma fiscalização mais rígida, e a falta de profissionalização no turismo.

9.      O que você acha mais legal em sua profissão?
R: A amplitude do turismo e junto os conhecimentos que ele no traz. E a superação profissional, em busca de um ideal que talvez não exista, porque sempre você pode melhorar mais.

Lei do Guia de Turismo, Lei 8623/93, que regulamenta a profissão. 

SITES RELACIONADOS: 
http://www.sindegtursp.com.br/
www.agctur.com.br
http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html
www.cadastur.turismo.gov.br

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário