domingo, 14 de março de 2010

Semana Santa, tempo de renovar a vida

A Semana Santa é a semana de relembrarmos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É também uma semana de profunda reflexão sobre o que queremos de nossa vida. 
É também uma semana marcada por tradições e costumes, principalmente aqui no interior 
de São Paulo e Minas.

                            

Em Guaratinguetá a Semana Santa tem início no Domingo de Ramos com a tradicional Procissão de ramos que sai pelas ruas da cidade com ramos e palmas lembrando a entrada de Jesus em Jerusalém. Também no Domingo de Ramos acontece a procissão do encontro com as imagens históricas do Senhor dos Passos que sai da Igreja de São Benedito e Nossa Senhora das Dores que sai da Igreja de Nossa Senhora das Graças.

Procissão de Encontro Catedral Santo Antonio

Terça-feira Santa

É celebrado o ofício das trevas, celebrado com as luzes da igreja apagadas; é um conjunto de 7 leituras, Salmos e cânticos de lamentação.

                          

A cada cântico apaga-se uma vela até que toda Igreja fique apagada onde os fieis aguardam a proclamação da ressurreição de Cristo.

Quarta-feira Santa

Missa Dos Enfermos e procissão do Encontro em algumas paróquias.

                           


Quinta-feira Santa

Acontece na Catedral de Santo Antonio a Missa do Crisma e renovações das promessas sacerdotais, Instituição da Eucaristia e início do tríduo Pascal. Missa Solene da instituição da Eucaristia, cerimônia do lava-pés e início da vigília Pascal, também acontece a procissão do Cristo prisioneiro pelas ruas escuras da cidade, as imagens das Igrejas são cobertas.

                          


Sexta-feira Santa

A Sexta-feira da Paixão tem início de madrugada com a via Sacra pelas ruas da cidade. 
Às 15 horas em todas as Igrejas da cidade é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, e de noite é encenado o teatro da Paixão de Cristo seguido da piedosa Procissão do Senhor Morto

                           


Sábado Santo

O Sábado de Aleluia tem início com a tradicional malhação do Judas e a celebração das dores de Nossa Senhora. De noite é celebrada a Missa do fogo novo ou Missa de Aleluia quando proclamamos a Ressurreição de Jesus.                  

                            


Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa celebramos a ressurreição de Jesus; de madrugada acontece a procissão da Ressurreição com o círio Pascal lembrando a luz do Cristo Ressuscitado.

                                

No Domingo de Páscoa também tem início outra grande festa da cidade, mas isso é assunto para outra postagem...

Foto procissão de encontro: Paulo Cesar & Aline Vieira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário