quinta-feira, 1 de abril de 2010

São Benedito - 253 anos de fé, devoção e tradição



Interior da Igreja Puríssimo coração de Maria

Tem início no domingo de Páscoa a mais tradicional Festa da região, a festa de São Benedito e São Gonçalo aqui em Guaratinguetá. O dia de São Benedito é celebrado pela Igreja só em Outubro mas em Guaratinguetá é um pouco diferente e a explicação é muito simples e passa por uma época muito rica na história do Brasil.
A festa teve início na época dos escravos onde os grandes fazendeiros se reuniam na Catedral  de Santo Antonio para celebrar a semana Santa, no domingo de Páscoa os fazendeiros pra mostrar suas riquezas mandavam seus escravos desfilar com seus cavalos pelas ruas da cidade. Os escravos por sua vez faziam suas orações a São Benedito, o Santo negro. Assim nasceu a Cavalaria de São Benedito e São Gonçalo. Na segunda-feira os escravos ganhavam o dia de folga para festejar seus Santos e eles celebravam São Benedito.
Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito

A irmandade de São Benedito nasceu em 1757 e até hoje é responsavel por manter viva as tradições dessa festa. Hoje a festa é organizada pelos festeiros e pela corte formada pelo rei e rainha da festa que trabalham o ano todo para o êxito da festa.
                      
Procissão do Mastro

                               







                                                          
                                      A Festa

Procissão da Corte

A festa tem inicio no domingo de Páscoa com a tradicional cavalaria de São Benedito e São Gonçalo que reune cerca de 2000 cavaleiros devotos do Santo, a cavalaria passa pelas principais ruas da cidade e praticamente para toda cidade.

Também no Domingo acontece a procissão do mastro de São Benedito, que sai da pequena Igreja de Santa Cruz no campo do Galvão em direção a Igreja de São Benedito onde é colocado.

Na Segunda-Feira, a festa começa de manhã com a alvorada e a missa em memória dos cavaleiros falecidos, as 10 horas acontece a Missa solene com a Corte e a irmandade de São Benedito.

12 horas começa a diputada distribuição do doce de São Benedito na frente do prédio da Irmandade.

Moçambiques





Andor de São Gonçalo










17 horas acontece o ponto alto da festa, a grandiosa procissão de São Beneditoque atrai devotos de toda cidade e região. A procissão percorre todo centro histórico e segue de volta para Igreja de São Benedito onde o Padre dá a benção e escolhe os próximos reis da festa.
          
Tradições
 A festa de São Benedito reune uma tradição muito particular, que são as congadas e grupos de Moçambique que louvam São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.


Curiosidade
Cavalaria 
O que pouca gente sabe é que a festa de São Benedito de Guaratinguetá deu início a festa de São Benedito em Aparecida. Pessoas ligadas a irmandade de Guaratinguetá fundaram em Aparecida uma outra irmandade de São Benedito e como Aparecida tem um número enorme de devotos que diariamente a visita, a festa tomou as dimensões que tem hoje.




fotos: Paulo Cesar & Aline Vieira








2 comentários:

  1. amei a história dos escravos.
    em pensa que muitas pessoas que participam da cavalaria nao conhece suas origens.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela explicação do porquê de se comemorar na 2a. feira, após o Domingo de Páscoa, a festa de São Benedito em Guaratinguetá. Sempre soube que a festa era em Outubro, mas a explicação foi satisfatória e agregou conhecimentos de história do Brasil, através da escravidão e os senhores que ostentavam suas "riquezas"...

    ResponderExcluir