sábado, 9 de outubro de 2010

Festa da Padoreira

Azulejo representando a pesca milagrosa.
Localizado perto do nicho da imagem na Basílica Nova.
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar
Apesar do Blog ser destinado as coisas de Guará a história de Nossa Senhora Aparecida tem tudo a ver com nossa cidade, pois foi aqui no ano de 1717 que três pescadores Felipe Pedroso, Domingos Alves Garcia e seu filho João Alves encontraram no rio Paraíba a pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Esse fato ocorreu porque nesses dias estava pra chegar na cidade o Governador da província de São Paulo e Minas, as autoridades recrutaram então pescadores para pescar e assim oferecer uma refeição para as autoridades. Após 12 horas no rio, que normalmente tinha peixes em abundância, quase todos desistiram, ficando apenas 2 canoas. Elas pertenciam a Domingos Alves Garcia e seu filho João Alves, e a Felipe Pedroso, cunhado de Domingos e tio de João. Após toda a espera, ao lançar as redes trouxeram para a superfície uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Confusos, eles a embrulharam em suas camisas e tentaram novamente jogar a rede. A surpresa maior veio então: a pequenina cabeça da escultura, muito menor do que as malhas da rede, foi trazida ao barco, sem que eles entendessem como não havia escapado da rede e caído nas águas. Novamente colocaram a imagem com cuidado envolta em suas roupas e lançaram a rede ao rio. Para surpresa de todos, a rede ficou tão pesada, cheia de peixes, que, em apenas dois lançamentos, eles encheram os barcos e voltaram à vila.


Antes de se dirigir à Câmara, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que reuniu as 2 partes com cera, e a colocou num pequeno altar de família, agradecendo à Nossa Senhora o milagre dos peixes que rendeu o suficiente para sua família se estabelecer.


A estátua é feita de terracota, argila que foi modelada e queimada em forno, e mede 39 cm de altura. Pesa cerca de 4 quilos. Pode ter sido originalmente pintada, mas depois de ficar anos no leito do rio o material escureceu, adquirindo uma cor castanho dourada.


A cor de canela da escultura tem sido interpretada como um vínculo simbólico com a mistura racial da população brasileira, e de fato um dos primeiros milagres operados por intercessão de Nossa Senhora Aparecida foi a libertação de escravos acorrentados.


Nicho da imagem na Basílica Nova
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar


Visita do Papa Bento XVI em Aparecida para abertura do CELAM  em Maio de 2007

Início da Devoção

Durante quinze anos a imagem permaneceu na casa de Felipe Pedroso onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar diante da pequena imagem. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.

A primeira Capela

Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de Julho de 1745.

Primeira Igreja (Basílica Velha)

Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica velha) para acomodar e receber os fiéis que aumentavam significadamente, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.

Basílica Velha
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar

Instalação da Basílica

No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de Setembro de 1909 e recebendo os ossos de São Vicente Mártir, trazidos de Roma com permissão do Papa.


Município de Aparecida - SP

Em 17 de Dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município, vindo a se chamar Aparecida, em homenagem a Nossa Senhora, que fora responsável pela criação da cidade.

A Rainha e Padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.


"A questão de Nossa Senhora Aparecida ter sido declarada padroeira do Brasil aparentemente incomoda alguns Deputados e Senadores nos dias atuais, mas me pergunto se o Brasil não elege essas pessoa para se preocuparem com assuntos mais importantes para o País."


O Maior Santuário Mariano do Mundo


Em Julho de 1980 o Papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica nova de Nossa Senhora, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção a Santa Maria, Mãe de Deus e nossa e sagrando solenemente aquele grandioso monumento com carinho e devoção do povo brasileiro.


Início da construção da Basílica 


                                                                                                        



João Paulo II consagra a Basílica de Aparecida

Vista do Presépio
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar

















Vista do estacionamento
Foto: Aline Vieira & Paulo Cesar




Nenhum comentário:

Postar um comentário