sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Santuário de Frei Galvão

No dia 12 de outubro de 1983, no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá, foi celebrada a primeira missa no local onde seria construída a igreja dedicada a Frei Galvão. Com essa primeira celebração foi inaugurada a Capela São José e a comunidade continuou trabalhando para a construção da capela, o celebrante foi o Padre Victor Minuti  então Pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo.
Capela de São José em 1985
Celebração da Festa de São José em 1985
O terreno, no entanto, não pertencia a igreja e durante muito tempo tentou-se comprá-lo, sem sucesso, mas a Família Galvão, dona do terreno, se dispôs a doá-lo à Arquidiocese de Aparecida com a finalidade de construir-se no local uma igreja dedicada a São José. O contrato foi assinado no dia 1º de setembro de 1987, mas com um detalhe que mudaria o rumo dessa pequena comunidade: um termo do contrato dizia "se Frei Galvão for um dia reconhecido pela Igreja católica esta igreja passará então a ser dedicada a Frei Galvão".
No início dos anos 90 com a ida do Padre Nelson Ferreira Lopes para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima iniciou-se a construção da igreja dedicada a São José. 

Inicio da construção da Igreja de Frei Galvão, 1996


Em 1996 chegava a paróquia o Padre Anísio Teixeira, que daria continuidade ao trabalho. Mas, com a beatificação de Frei Galvão em 1998, a obra foi paralisada para adequação do projeto dando a igreja as formas atuais.
Com a canonização de Frei Galvão houve a necessidade de criar um espaço maior para melhor a colher os devotos, então o Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, constituiu canonicamente em dezembro de 2010 o Santuário de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão. O decreto foi assinado no dia 8, data da solenidade da Imaculada Conceição. Segundo Dom Damasceno, a criação do santuário foi o primeiro passo para separar a igreja de Frei Galvão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. “E como santuário podemos dar uma estrutura melhor para os devotos que visitam a igreja. E também será mais fácil fazer um planejamento mais global para o santuário”.


Placas mostrando a dedicação da Igreja como Santuário de Frei Galvão
Com a criação do santuário, foi nomeado um reitor para cuidar dos trabalhos, que será o Padre Roberto Lourenço da Silva, que acumulará a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Interior do Santuário de Frei Galvão
Seu Didi com sua esposa e filha, Dona Joana (roupa vermelha);
Participantes da primeira missa na capela de São José. A foto foi tirada na missa 
de 25 anos da criação da comunidade de São José.


Hoje o Santuário passa por um grande trabalho de ampliação, já tendo concluído os sanitários e o refeitório, o próximo passo é a construção de uma praça de alimentação,  pavimentação do pátio e do estacionamento  e a ampliação do Santuário.
Para conhecer melhor esse trabalho e também ajudar acesse:  


www.santuariofreigalvao.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário