terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bote Fé a Jornada Mundial da Juventude Passou por Guaratinguetá


Este feriado de 15 de Novembro teve um significado diferente para as cidades de Guaratinguetá e de Aparecida: as cidades receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Conhecido no Brasil como "Bote Fé",  o evento é uma preparação para a JMJ 2013, que vai acontecer no Rio de Janeiro. Confira como foi este momento histórico contado por quem esteve lá: os autores deste blog!


A concentração para o evento foi na praça da Catedral de Santo Antônio, um fato muito especial, já que foi nesta Igreja que Frei Galvão foi batizado e rezou sua primeira missa. Os jovens começaram a se reunir por volta das 19:00h do dia 14 de Novembro, debaixo de muita chuva. Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis estava presente para dar a benção para a saída da procissão em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Aguardando a chegada da Cruz:
Dom Raymundo e Dona Thereza Maia,

familiar de Frei Galvão
e mantenedora do Museu e da Casa de Frei Galvão





Estava presente também o "Devotão", um caminhão usado para animar os eventos organizados pelo Santuário. É o trio elétrico católico!!

O "Devotão" descendo da Catedral para a Praça da Estação

Os jovens se dirigiram então para a Praça da Estação, que fica na mesma rua da Catedral, a Rua Dr Martiniano. Debaixo de forte chuva, mas com muita animação e devoção, os jovens receberam a Cruz e o Ícone por volta das 20:00h. A Cruz seria levada a pé por um grupo de jovens devidamente uniformizados, pertencentes às Paróquias da região, mas devido à chuva ela foi levada num caminhão. A princípio pensou-se que não seria possível ver a Cruz, mas como sempre o Santuário Nacional e sua perfeita organização proporcionou aos jovens viver de perto esta experiência, deixando a porta do caminhão aberta. Todos puderam ver e até  mesmo tocar neste símbolo que saiu das mãos de João Paulo II para percorrer o mundo nas mãos dos jovens e através deles evangelizar.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude dentro do caminhão, na saída de Guaratinguetá.
O Ícone estava guardado na caixa preta, ao lado da Cruz.



Todos saíram então da Praça da Estação com destino ao Santuário, caminhando por 3km sob forte chuva, mas com muita fé e animação!

Fé essa que marca a passagem dos ícones da Jornada Mundial da Juventude, durante sua peregrinação a cruz tem sido sinal de mudança nos países que ela visitou, e é essa esperança de mudança que a cruz dos jovens vem trazer a juventude do Brasil.

Na chegada ao Santuário muita alegria e emoção: já com menos chuva o Ícone e a Cruz são descidos do caminhão e levados para dentro da capela do Santíssimo do Santuário Nacional.




Chegada da Cruz e do
Ícone de Nossa
Senhora no Santuário de Nossa
Senhora Aparecida




Ícone de Nossa Senhora "Salus Populi Romani"
Com música e louvor, os jovens permanecem a noite junto aos símbolos da Jornada, mas principalmente, junto à Cristo.
Lembrando que logo após a chegada o Santuário disponibilizou uma sala especial para aqueles que caminharam na chuva, com toalhas, camisetas e lanche. Mais uma vez palmas para os Redentoristas, exemplo de organização!


"Até mesmo uma pequena chama pode dissipar o obscuro véu da noite. Quanto maior será a luz que vós fareis se, todos juntos, vos unirdes como um só na comunhão da Igreja!" - Trecho da homilia do Santo Padre João Paulo II na XVII JMJ



"Queridos jovens, ao término deste ano santo  vos confio o símbolo deste ano jubilar:  a Cruz de Cristo!  Levem-na pelo mundo como sinal do amor do Senhor Jesus a humanidade e anunciem a todos que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção" - Inscrição na Cruz da Jornada em italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e polonês.

Logo pela manhã do dia 15 de Novembro, mais precisamente às 09:00h, ocorreu a Missa Principal do evento, celebrada por Dom Raymundo. Após a missa, houve palestra do Padre Fábio de Melo.


Com o final da palestra, houve a benção de Dom Raymundo para o envio da Cruz e do Ícone para a cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais.


"Sede vós mesmos testemunhas fervorosas da presença de Cristo nos nossos altares. Que a Eucaristia plasme a vossa vida, a vida das família que haveis de formar. Que ela oriente todas as vossas opções de vida. Que a Eucaristia, presença viva e real do amor trinitário de Deus, vos inspire ideais de solidariedade e vos faça viver em comunhão com os vossos irmãos dispersos pelos quatro cantos da terra."  
                                  Trecho da homilia do Santo Padre João Paulo II na XVII JMJ


Show de encerramento com o Pe. Fábio de Melo

Os símbolos foram levados para uma nova peregrinação, para levar mais bençãos a outros lugares, mas a mensagem que eles trouxeram estará sempre no coração daqueles que tiveram a oportunidade de participar deste momento histórico!!


Para mais informações acesse: 
                                                  
(Todas as fotos tiradas por: Paulo Cesar & Aline Vieira)

Um comentário:

  1. TITIAN HANDICAP - TITIAN HANDICAP - TITIAN HANDICAP
    TITIAN HANDICAP. titanium linear compensator HANDICAP. TINICAL HANDICAP. TINICAL HANDICAP. titanium wedding bands for men TINICAL titanium vs stainless steel apple watch HANDICAP. westcott scissors titanium TINICAL titanium drill bit set HANDICAP. TINICAL HANDICAP. TINICAL HANDICAP. TINICAL HANDICAP.

    ResponderExcluir