domingo, 2 de maio de 2010

O santo é uma dádiva de Deus

No Dia 11 de Maio festejamos o aniversário de Canonização de Santo Antônio de Sant'ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão.

Missa de Canonização
Foi na manhã de 11 de Maio de 2007 que milhões de pessoas celebraram uma missa histórica para Igreja do Brasil, o filho de Guaratinguetá Frei Antônio de Sant'ana Galvão foi proclamado o primeiro Santo Brasileiro.
A vida de Frei Galvão é um retrato do povo brasileiro, nascido no ano de 1739 o menino simples que vivia e brincava nas ladeiras da vila Santo Antônio de Guaratinguetá. Antônio era o quarto entre os dez filhos do comerciate e Capitão-Mor Antônio Galvão de França, natural da cidade de Faro, em Portugal, e de Isabel Leite de Barros, descendente de bandeirantes paulistas que residia da fazenda dos Correas em Pindamonhangaba.
Batizado na hoje Catedral de Santo Antônio, o menino cresceu numa familia Católica num meio de muita oração, contam que todas as noites a familia se reunia em frente ao altar dedicado a Sant'ana para rezar e fazer novenas.



Casa onde nasceu Frei Galvão, em Guaratinguetá
Foto: Paulo & Aline
Com 13 anos o menino Antônio foi para o seminário Jesuíta na Bahia que era famoso pelo alto nível de ensino. Todavia, devido ao fechamento do seminário, Antônio então com 18 anos retornou para Guaratinguetá, onde não mais encontrou sua mãe, que havia falecido dois anos antes.
Seguindo sua vocação ingressou no convento Franciscano de São Boaventurade Macacu, em Itaboraí Rio de Janeiro, onde adotou o nome de Antônio de Sant'ana Galvão, em homenagem a santa de devoção da familia.

Sua profissão na ordem Franciscana se deu no ano de 1761e no ano seguinte ordenou-se Sacerdote vindo celebrar sua primeira Missa na Catedral de Santo Antônio em Guaratinguetá. Então foi transferido para o convento de São Francisco em São Paulo.


Catedral de Santo Antonio
O primeiro ato de Frei Galvão foi fazer sua consagração como "servo e escravo" de Nossa Senhora, ato que assinou com seu sangue.
Em São Paulo logo se destacou com sua oratória e logo foi eleito pregador e confessor dos seculares, porteiro e confessor do Recolhimento de Santa Tereza. Frei Galvão era tão querido pela cidade que foi considerado pela Câmara Municipal de São Paulo como um "novo esplendor do convento".
Certa vez Frei Galvão foi transferido de convento, mas a população pediu junto dos vereadores que não se desse a transferência, pois não suportavam a ideia de viver longe do frade Santo. A transferência foi então cancelada.

Como grande marco de sua passagem por São Paulo, Frei Galvão projetou e ajudou a construir o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, que hoje é um dos mais importantes documentos vivos do passado colonial paulista


Mosteiro da Luz - SP

Frei Galvão faleceu no dia 23 de Dezembro de 1822 no Mosteiro que ele mesmo ajudou a construir, com fama de Santidade. O povo compareceu em massa ao velório e, desejosos de levarem uma relíquia, foram cortando pedacinhos de seu hábito.

Em 1998 ocorreu a Beatificação e em 11 de Maio de 2007, com a visita do Papa ao Brasil, ocorreu a Canonização, sendo Frei Galvão o primeiro santo a ter a cerimônia de Canonização realizada fora de Roma.

Frei Galvão é o orgulho de nossa cidade e o orgulho do povo católico brasileiro que, com a proximidade de uma pessoa santa, pode se espelhar e tentar a cada dia viver uma vida de santidade como viveu Frei Galvão!
Com o tempo conto mais histórias de Frei Galvão, blz!!!

2 comentários:

  1. legal nao sabia que Frei Galvão foi o único santo que nao teve sua missa de canonização realizada em Roma.
    mas Frei Galvão nao tinha alguns dons? como levitar por exemplo?
    fala olguma coisa sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Dia muito especial!!! Frei Galvão Santo!! A foto do Campo de Marte está perfeita!

    ResponderExcluir